quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quem manda é a mulher, segundo pesquisa.


Comportamento

Recentemente, a empresa inglesa Gister identificou que 75% das decisões tomadas em uma casa são guiadas pelas mulheres. Desde o nome dos filhos, passando pela quantidade de crianças até chegar ao orçamento, todos os passos contam com uma forte influência delas. “Até mesmo na hora de escolher o carro, um bem de consumo que é tradicionalmente identificado com os homens, são elas que nos orientam para a compra”, comenta Anderson Cavalcante, autor e consultor, com base na informação de que 80% do poder de opção para este caso estão em mãos femininas.

Contudo, para muitos homens ainda é difícil reconhecer o fato de que as mulheres têm tamanho poder. “Parece que ainda não estão acostumados a ter chefes do sexo feminino, por exemplo, pois isso tem gerado sensações como a de inferioridade. Contudo, hoje a mulher tem gerenciado a vida em diferentes âmbitos, da casa ao trabalho. E o importante é que ela é sempre aquela que busca compreender o todo e identificar o que vai ser o melhor para o grupo”, explica Cavalcante.

No final do ano passado, com o objetivo de retratar a mulher brasileira, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que, de 2001 a 2009, a relação de famílias chefiadas por mulheres cresceu de 27% para 35%. Na opinião de Cavalcante, essa realidade tem gerado problemas que antes eram mais reservados aos homens. “Temos visto que as mulheres estão enfrentando uma rotina diária muito longa e estressante, já que precisam gerenciar em casa e no trabalho. Isso está interferindo na saúde delas e, para se ter uma ideia, acima dos 70 anos já é de 1 para 1 a relação entre homens e mulheres que sofrem de infartos”, avalia.

Foto: Reprodução (Mauren Motta)

Um comentário:

Thithas Canoas disse...

É isso aê,Mulheres no comando!!

heheehe...


Renata