terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

E o Oscar vai para.... por Karol Denardin-

Do faroeste ao País das Maravilhas. Quem observa o figurino dos cinco filmes indicados ao Oscar da categoria volta no tempo e faz um passeio por estilos e mundos distintos. Todas as tramas acontecem no passado, e cada uma delas aborda o tempo de uma forma particular. Na hora da criação, alguns figurinistas usaram e abusaram da liberdade e outros trataram a sobriedade com perfeição.

17

Indicada por Alice no País das Maravilhas, a veterana Colleen Atwood já levou duas estatuetas para casa, em 2002 por Chicago e 2006 por Memórias de uma Gueixa. Muito aguardado pelo público, o filme trouxe todo o surrealismo da história de Lewis Carroll com direção de Tim Burton. Colleen Atwood quis passar longe da clássica Alice. Os figurinos receberam toques de fantasia com respingos sombrios e a sobreposição foi um recurso muito utilizado.

24

Sandy Powell, ganhadora do Oscar por Shakespeare Apaixonado (1999), O Aviador (2005) e A Jovem Rainha Vitória (2009) também está na briga. Indicada pelo filme A Tempestade, Sandy também teve a chance de brincar com o mundo lúdico através da temática da feitiçaria. A trama se passa nos séculos 16 e 17, e o figurino traz grandes vestidos armados e também roupas de tribos e soldados ingleses.

32

Voltando para o mundo real, Jenny Beavan concorre por O Discurso do Rei. O longa mostra a vida do Rei George VI e traz figurinos que representam a elegância da família londrina do século 20. Beavan ganhou o Oscar de melhor figurino em1985 por Uma Janela para o Amor.


4

Em Bravura Indômita, Mary Zophres faz sua estreia na lista dos indicados. Basicamente masculino, o drama do faroeste traz figurinos em tons terrosos, franjas e lenços clássicos do western. A trama dos irmãos Coen, tem Jeff Bridges como o bem caracterizado xerife.

Fotos Reprodução Internet

E a também estreante Antonella Cannarozzi foi a responsável por um dos favoritos da categoria. I am Love traz a elegante Tilda Swinton como protagonista de uma história que tem o figurino como grande aliado. A personagem principal se destaca através da cartela de cores, onde seus modelos muitas vezes são de tons vibrantes em meio aos ternos neutros. Todas as peças usadas pela protagonista são Jil Sander e foram criadas a partir de uma parceria da figurinista com Raf Simons, estilista da grife. Para completar, os acessórios são Hermés, e os ternos masculinos são Silvia Venturini, da Fendi. Luxo puro!

A gente está torcendo por dois: Alice, é claro, e I am Love, que é bacana pela atualidade e chiqueza.

Nenhum comentário: